terça-feira, 22 de julho de 2008

O muro caiu mesmo viu

Pois eh, ca estamos na boa (assim, nem sempre, claro) e velha Alemanha.
Vamos comecar do comeco.
O hostel, ou albergue, Pegasus o nome, eh bem legal. Ja falei que o clidi e o lucas foram no hospital e tal neh. Pois entao, no outro dia, nos acordamos felizes e descansados, tomamos um cafe da manha bruto pelo qual nos nao pagamos (tipo, era 5 euros a mais na diaria, muito caro. Dae nao pagamos e comemos assim mesmo) e saimos para conhecer a cidade.
Detalhe, foi a primeira vez que fomos fazer um tour com um guia. Esse eh denominado Free Tour. Isso, claro, porque eh gratuito, mas, nem tanto. Funciona na base de gorgetas no fim. Em quase todas as cidades que passamos existia algo desse tipo, mas soh agora vimos que eh muito bom. Como diz o outro, se fudemos.
Continuando, saimos com uma galerona, indo pro ponto de encontro, na Praca de Paris, em frente o StarBucks.
"Perai, por que diabos existe uma praca em Berlin chamada Praca de Paris?"
Nao tema, eu explico. Eh uma otima historia.
Em mil oitocentos e bolinha, o baixinho mais invocado que ja passou por esse mundo (nao o Romario, pelo amor de deus), Napoleao Bonaparte, conquistou Berlin (junto com 70% do velho mundo). Ca chegando, ele ficou maravilhado com a estatua da deusa da paz, que se encontra em cima do unico portao que sobrou da antiga muralha que cercava a cidade, que por sua vez se encontra, aha!, na Praca de Paris (que antigamente chamava simplesmente Praca, jeito alemao de nomear as coisas). Nesses tempos, a praca era simplesmente um lugar para o portao, onde a deusa da paz reinava sozinha, varrendo com o seu olhar toda a parte interna da cidade.
Entao, o safado roubou a estatua e enfiou ela no Louvre, junto com outras trocentas mil (e uma copia dela esta la ateh hoje). Eventualmente, nao lembro se depois da WWI, a estatua foi recuperada pelos alemaes. Eles a recolocaram no lugar, mudaram ela de deusa da paz pra deusa da Vitoria, renomearam a praca pra Praca de Paris e fizeram a estatua olhar diretamente pra embaixada francesa, que esta ali do lado. Aha! Sacou? Vitoria reina sobre Paris. Yeah. Eu gostei demais dessa historia.
Ta bom, eu continuo a contar o dia. Meeeh.
Saimos da praca e fomos andando, sempre ouvindo as explicacoes historicas do guia (que era um americano hilario). Visitamos o Reichtag, que eh o parlamento, ouvindo sobre o misterioso incendio que botou a baixo esse predio e serviu como desculpa para que Hitler subisse definitivamente ao poder; visitamos o memorial do holocausto, que eh um monte de blocos de pedra espalhados sem um formato ou ordem definida, e sem nenhuma explicacao definitiva do arquiteto, que diz pra cada um interpretar do seu jeito (que, no meu caso, acho que quer dizer que, sabe, entao, eh isso. [afinal de contas, esse nem era o projeto que ganhou. Inicialmente, era pra existir onibus que levariam gratuitamente a galera pra um monte de lugares importantes que se relacionam ao Holocausto, mas isso era afirmar que tal coisa realmente aconteceu, e entao eh tudo muito bobo. Foi terminado soh em 2006 o monumento. Atrasinho de nada neh, esses 50 anos.]); visitamos o Checkpoint Charlie, que foi o mais famoso e importante ponto de passagem de um lado pro outro de Berlin, na epoca do muro (ali do lado tem um monte de lojinhas vendendo um pedaco do muro a preco de ouro); visitamos tambem uma praca que eu nao lembro o nome que tem duas catedrais quase identicas, que eu tambem nao lembro o nome (esses nomes alemaes sao impossiveis de memorizar. A estacao de trem mais perto da nossa casa aqui se chama Ostbahnhoff); finalmente, fomos ao Museum Island, que eh uma ilha onde a cidade comecou e que, hoje, abriga uns 1947 museus (ou 5). Muito bonita e legal e cool. Ali sentamos, batemos um papo massa com o guia e fomos pra casa.
No outro dia, que no caso eh hoje, fomos ao campo de concentracao aqui perto de Berlin que, novamente, tem um nome bizarro que num da pra gravar nem a pau. Foi muito interessante.

...

...

Hehehehe.

Zueira.

Entao, o campo eh uma area gigante que era dedicada a trindade da crueldade: trabalho forcado, experimentos cientificos e, finalmente, exterminio de seres humanos. Ele eh composto de um grande campo de trabalho, uma enfermaria, os "dormitorios" dos prisioneiros e a "Area Z", que eh o crematorio mais zona de fuzilamento. O nome eh uma zueira que os soldados da SS faziam, pois sendo a letra z a ultima do alfabeto, analogamente era essa o ultimo lugar onde os prisioneiros estariam com vida. Pff.
Dentro de cada uma dessas estruturas existe uma avalanche de informacoes, explicando como funcionava um campo de concentracao. Pra resumir, os prisioneiros estavam sempre no limiar da morte por inanicao, os soldados nao perdiam um momento sequer quando qualquer tipo de sadismo era cabivel, a enfermaria era na verdade um circo de horrores onde multilavam e experimentavam com seres humanos vivos e, pior ainda, conscientes, o trabalho forcado e imenso matava muitos por exaustao e, aqueles que sobreviviam a tudo isso, restava a Area Z. Trocando em muidos, terror. O pior eh que quando os alemaes viram comecar desmoronar seus exercitos, imediatamente comecaram uma rotina emergencial de execucao, que tinha como objetivo matar todos os prisioneiros. Inacreditavel.

Eh muito importante aprender e respeitar esses acontecimentos do passado, mas o mais importante eh que facamos de tudo para que algo assim nunca mais aconteca.

E ateh nisso o mundo jah falhou: eh soh olhar para a Africa e seu inumeros genocidios e guerras civis.

Mas isso eh outro assunto. Mesmo hoje o odio por esse absurdo ainda existe. Como exemplo eh soh lembrar do museu de cera Madame Tussaud: no primeiro dia de exibicao do boneco de Hitler, um cara arrancou a cabeca do dito cujo gritando "Paz!". Ninguem discorda.

E pensar que o movimento neo-nazista e o partido de extrema direita estao ambos bombando aqui na Alemanha. Pqp.

Pois bem. Depois desse banho de horror, viemos pra casa. Amanha estamos indo pra Roma.
Berlin eh isso ae pessoal: eh o palco unificado dos eventos mais relevantes do seculo passado. Eh o resumo de tudo o que aconteceu para definir o mundo de hoje. E eh tudo muito massa demais da conta.

Olha soh, esquece esse esquema do meu pe. Ta tudo certo gente, relaxa, vai dar certim demais da conta mesmo.

E eu fiquei sabendo das leituras em alto e bom som. Soh aviso que o Governo pode achar que voces estao tramando alguma coisa e prender todo mundo. "Sei la, esse povo lendo sobre um monte de monumentos em um monte de cidades importantes, soh pode ser uma celula terrorista"

Como diria o Simao, "Que eu vou pingar meu colirio alucinogeno, e quem fica parado eh poste. Hoje, soh amanha." Berliner Pilsen time!

9 comentários:

Anônimo disse...

Credo Marco, acho que eu ia ficar muito impressionada de ir nesses lugares... Que horror...

Boa viagem então!!! E nada de chuva em Roma!

=*

Anônimo disse...

Sou eu esse aí de cima!!!!
=D

Unknown disse...

Marco, vou comentar um pouco do outro post também.
Eu ia adorar o "Anne Frank Museum". Adoro essa parte da história e já li alguns textos de "O Diario de Anne Frank". E também ia adorar ver os campos de concentração. Não que eu ache legal o que acontecia, claro, mas é que realmente gosto dessa parte da história.É interessante.
Adorei o que você contou do museu de cera - o homem arrancou a cabeça do Hitler e gritou "paz". Ri aqui.
Ri também com a história da veinha que não calava a boca e o Lucas ainda fez o favor de perguntar. Vixi!
E eu concordo com o comentário da Isabelle no outro post. Eu aposto que entraram nas luzinhas vermelhas. haha :P
Quanto ao cometário da Carol sobre os pirulitos de coração, adivinha? Eu estava presente e comi TODOS. haha >)
E quero ressaltar, de novo, como é bom ler seus textos. Você escreve muito bem, com um ótimo humor e perfeitas descrições. Me divirto bastante lendo isso aqui.
Beijão, gordinho :*

Wilson disse...

MARCO PAULO!
eae bao demas?
alemanha teve ser top mesmo :D

o blog ta doido, mto bao ler sobre todos esses lugares com o seu ponto de vista..

li em algum lugar que essa camisa (http://bp1.blogger.com/_SDpFY2FqTqY/SIeSYSi7ftI/AAAAAAAAELY/kTHHC2IpfN0/s1600-h/CIMG-1403.jpg) ta sendo vendida na europa... se por acaso se passar perto de alguma loja esportiva/lembrar/estiver sobrando alguns euros, compra 1 pra mim e aki eu te reembolso :D

ps: cade as fotos? :O c ta colocando poca foto d+ :o

abraços ;D

Wilson disse...

Ou
vo folgar d novo. Se der compra esse fone pra mim:
http://www.steelseries.com/teaser_heaven/front/5hv2

(Steelsound 5H V2 USB).

fica 60% mais barato comprando ai 0.o

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

marcão! q saudade, bixo!

é engraçado lidar com essa coisa chamada

ausência.

creio q aí tb bata essa 'coisa', mas é bem diferente, eu acho. aqui o cenário é o mesmo, mas faltam personagens.

e é engraçado como a obviedade dessa ausência insiste em nos acachapar, às vezes, na forma do sentimento d falta. esse sentimento q só essa língua nossa teve a audácia d sintetizar numa única palavra d tão fácil e suave pronúncia - saudade!

mt coisa acontece em menos d um mês, né cara? vcs q o digam. por aqui tb. acredita q semana q vem o gnomo ta vazando pro rio, pra trampar numa plataforma da petrobras? q daqui duas semanas começo um curso d jornalismo? e q a dercy morreu faz uma semana?!

se bem q meu mengão continua líder do brasileirão há mais d um mês, mas tamo falando d mudanças, tranformações. tamo falando q um mês é tempo d sobra pra acontecer uma revolução, pra se mudar uma vida. e tenho certeza q daí vcs não voltam os mesmos. enqto por aqui já aconteceu tanta coisa nesse roque uberlandense doido - no qual vcs são companhias essenciais - q vcs nem imaginam.

ausência, falta, saudade.. bobagens q se amenizam qdo me deleito lendo esses blogs d vcs. d uma forma ou d outra, é como se tivéssemos vivendo tudo isso junto, aqui e aí, "amiltonando" ao extremo essa "coisa engraçada (q) é a vida"!

enfim, é amor d+!
bjo pra vcs todos!

Anônimo disse...

Marco amore, adorei a forma que o Victor falou de saudade. Seu blog e do Clidi, realmente esquenta um pouco nosso coração que sofre com essa ausência. Penso em vc todo momento...Acho que vc já deve estar com vontade de voltar pra casa...Só que vc deve manter o ânimo elevado, afinal de contas está no Velho Mundo,e tem muito o que ver ainda. Estive viajando com seu pai, por isso, não escrevi pra vc nesses dias. Fiquei deprimida só de ler sobre o campo de concentração nazista. bom mas agora vcs vão pra "Cidade Eterna". Encha seus olhos com mais essa beleza! Beijos com saudade da mamy.

Anônimo disse...

MH falô tudo!! Sem mais acrécimos...


Roquemrou!!!