segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Não vai jogar mais não. Quer nem sabê.

Bom, seguindo a dica do digníssimo Wilson, e sendo um ótimo assunto para discussões, falemos sobre a proibição dos jogos de computador e vídeo-game Counter-Stike e Everquest pelo Juiz Federal Substituto Dr. Elísio Nascimento Batista Junior.

No decreto, é afirmado que o jogo Counter-Stike ensina técnicas de guerra, haja vista o jogador deve ter conhecimento sobre táticas de esconderijo, como se estivesse numa guerrilha. As características do jogo foram descritas com as seguintes palavras mágicas e grudentas: reféns, bomba, fuga, assassinato, armas, técnicas de guerra, táticas de guerrilha.

Já o Everquest, por sua vez, leva o jogador ao total desvirtuamento e conflitos psicológicos “pesados” (auuahahuaha cara! Essa frase é muito boa mesmo). Isso, segundo o carinha ae, porque o jogador recebe missões que muitas vezes incluem assassinato e que frequentemente são apenas testes para entrar em clãs.

Mais: diz que os jogos violentos são capazes de formar indivíduos agressivos, sobressaindo evidente que é forte o seu poder de influência sobre o psiquismo, reforçando atitudes agressivas em certos indivíduos e grupos sociais.

Esse é o nosso cenário. Um cenário deveras absurdo, devo dizer.

É o oba-oba dos Três Podêres Brasileiros, pessoal. Como diria o Macaco Simão, diretamente do país da piada pronta.

É tão absurdo que eu nem sei de onde começar.


Obviamente, reação provocada pela influência de jogos violentos.

Primeiro, não existem dados concretos de que essas afirmações sejam verdade. Aliás, já que eles proíbem baseando-se no achismo, eu declaro que esses jogos violentos fazem, de fato, o contrário afirmado: mostram aos jogadores como a violência é uma coisa terrível e que nunca deve ser praticada; que, na maioria das vezes, os jogadores se contorcem quando são obrigados a praticar qualquer ato de violência em jogos eletrônicos. Poxa, opinião por opinião, qualquer uma vale. O pior é quando um ignorante qualquer impõe a dele pra todo mundo. Cara paia.

Outra: já que é assim, acho que vou parar de jogar DOTA e começar a focar em Winning Eleven, para que um dia, contando com essa forte influência de jogos no psique humano, eu me torne um grande jogador de futebol e ganharei milhões de dólares. Às vezes seria interessante um jogo do Super Homem também, afinal, eu sempre quis poder voar. :D

Segundo esse decreto, é evidente que a causa da corrupção de crianças e incitação da violência são os jogos eletrônicos. A gente vê todo dia na televisão grupos de adolescentes de classe média utilizando suas táticas de guerrilha em shopping centers, lutando contra policiais e gritando "Fire in the hole!" sempre que possível, tão legal que é. O tráfico de drogas, a prostituição de menores, a corrupção e o grande desemprego não tem absolutamente nada a ver com a violência no país. Aham.

Mais um fato destilado desse decreto: se você fizer uma pesquisa com todos os psicólogos atuantes do país, verá que a maior causa de problemas de desvio de personalidade, compulsão, obsessão e sociopatia é um mal clinicamente intitulado "Everquest". Nessa mesma linha de raciocínio, o Estado está se preparando para proibir os traumas de infância, as relações entre pais e filhos, animais domésticos e acidentes em geral. Tudo para o bem da saúde mental humana.

Isso é tudo tão burro que nem proibir fazem direito: na primeira semana de apreensão de Counter-Strike e Everquest no estado de Goiás, o Procon não encontrou nenhuma cópia dos jogos a vendas. Porque? Um tem 10 anos e o outro, 12! E ambos possuem versões mais novas que, graças à burocracia legislativa, não são concebidos nesse decreto. É o cúmulo do "não sei, mas faço assim mesmo".

Apesar de tudo que foi citado aqui, de forma sarcástica e politicamente incorreto ( :D ) , na minha opinião, o maior absurdo dessa proibição é basicamente econômico: um MEGA retrocesso na indústria de games do brasil. Para você ter uma idéia, nos EUA, um país bem fraquinho na área de games, foram US $ 17,9 bilhões (fonte: O Estado de São Paulo,19/01,B15), só no varejo. Sem contar com o comércio de itens online, jogos com subscription, etc. É muita grana. E o Brasil, atravéz de um Juíz Federal Substituto, dá um passo pra tráz, bradando em alto e bom som: "Tô fora! Quero é mais pirataria!". Ah credo.

E nem vou tocar no assunto World of Warcraft, Manhunt, Crisis, Quake, Doom, Resident Evil, Ragnarok, Lineage e etc, companheiros de CS e Everquest que foram poupados da xulepada jurisprudente por terem nomes mais fáceis de encaixar em uma ode decassílaba de 200 estrófes, que é onde o Brasil, e o substituto lá, querem chegar.

Quero ver quando, na CPI dos Cartões Corporativos, descobrirem que um senhor doutor excelência e etc qualquer de goiás utilizou um pra comprar uma cópia do CS:Source. Aê vai ser avada quedrava! pra tudo que eh lado. E o argumento será: "Pelomenos não é pirata!" Hahuahahauua! O Lula que o diga!

Conversa entre o Senhor Doutor Substitutozinho e seu filho, na fila do cinema:
- Filho, você tem que entender que esses jogos de violência são ruins pra você.
- Mas pai, isso não faz o menor sentido.
- Claro que faz filho. Assunto encerrado. Vai lá comprar os ingressos pro filme pra gente assistir.
- Qual filme, pai?
- Tropa de Elite, filho. Você vai adorar, é cultura brasileira pura.
- ...

Créu, créu, créu.

Yeah.

6 comentários:

Wilson disse...

UHAUHUAHUAH

Eu si divirto !

O pior de tudo, no caso do Counter-Strike, é que um dos argumentos utilizados pelo excelentíssimo Sr. Bosta, foi que o mapa cs_rio imitava o que acontece em uma favelo do Rio de Janeiro, ensinando os jogadores táticas de guerrilha nas favelas e sequestros com refens. Ora, O MAPA CS RIO NEM FAZ PARTE DO JOGO ORIGINAL, anta! Este mapa foi desenvolvido por um ser qualquer e disponibilizado na internet. YEAHZ

Sobre o Everquest, como vc mesmo diz, bonequinhos rosas saltitantes influenciar em algum desvio psicológico... Pelamor de deus!

Curti sua idéia do Winning Eleven, porém vou utilizá-la para aprender os truques do Sr. Vanderlei Luxemburgo, assim serei o maior técnico do mundo, ganharei um salário milhonário e apenas vou dizer aos outros o que fazer, excelente nao?

HAHAHA

Anônimo disse...

É por aí mesmo.

Teve até o tal Jack Thompson, que depois de infernizar o mundo com suas asneiras, resolve assinar um GTA para leilão do Ebay. Vai entender...

Isabelle Andrade disse...

Joia, joia marcão. Pimba na gorduxinha com exclamação. Triste situação onde pessoas legais e divertidas (gamers! yeah!) perdem por causa de caras como o Sr. Bosta citado pelo amigo Wilson. Ótimas palavras. Concordei demais com a bobeira que o Brasil faz em ignorar a indústria de games. Café com leite não dá jogo não. Marconis rules. Lulinha sucks. Lulinha FF já!

Verificação de palavras engraçadas: nakuvac

Anônimo disse...

Boa Marcota! Mandou bem!

Diego Araújo disse...

É incrível ver como o nível de estupidez da política brasileira transborda nas suas mais diversas e variações! Leis e proibições feitas à revelia, na base de "achismos" ingênuos e preguiçosos.

Salvador que nada! Em Brasília que é sempre carnaval, saca só:

1) Tá rolando um projeto de lei que visa obrigar todos os canais pagos a colocar pelo menos 50% da rede de canais das TVs por assinatura composta por CANAIS BRASILEIROS.

2) Além disso, 10% da programação dos canais estrangeiros deverá ser composta por PROGRAMAS BRASILEIROS.

Pronto! Com mais "big-brotheres", "faustões" e novelas, a gloriosa cultura nacional estará a salvo!

Anônimo disse...

Mandou bem, Marcão! Se tu tiver o e-mail do tal juiz substituto Dr. Batista Filho, manda sua exculhambação pra ele. hehe

ou então pra um jornal, seila. ah! pro jornal talvez não adiante perder seu tempo fazendo isso, enfim.

"do silêncio da razão engendram monstros" e pariram mais um!

e.. wilsin! luxemburgo não, cara! mt menos cuca! alias, virar o cuca talvez, com a depressão e outros disturbios psicológicos dele curados! e conte comigo, mengão!

e esse decreto ai q o diegão disse eu tava por fora. se for pra forçar a barra assim, tamo perdido. BBB777 cá vamos nós e, se assim for, por favor, me mandem pro "paredão", que eu jogo a toalha!

E vamo que vamo, na velocidade 10!... CRÉU, CRÉU, CRÉU, CREDO EM CRUZES!